top of page

AFETOS: o colorido da vida.

Atualizado: 18 de set.

Emoção e Sentimentos... às vezes usamos essas duas palavras como se elas fossem sinônimas quando na verdade elas não são. Nesse texto eu vou explicar um pouco os significados de emoção e de sentimento e o por quê desses afetos serem importantes na vida.


ree

Todo mundo possui uma vida afetiva em seu mundo interno. São essas vivências psíquicas que dão um colorido a vida, sem elas o mundo seria vazio e sem graça. Tanto os sentimentos quanto as emoções fazem parte destas vivências afetivas.


EMOÇÕES


Imagine um lugar paradisíaco onde tudo está em perfeita harmonia. De repente de um segundo para o outro um terremoto atinge este lugar e tudo vira um caos. A emoção é como um terremoto. É um estado afetivo intenso, de curta duração e originado em reação à algum estímulo ou excitação que pode ser interno (ex. um pensamento) ou vindo do externo (ex. um susto). As emoções são também acompanhadas de reações no corpo e podem ser motoras, viscerais, hormonais e etc. Aquele frio na barriga percebido quando na iminência de acontecer algo é uma emoção.


SENTIMENTOS


Ao contrário das emoções os sentimentos são estados afetivos mais estáveis e duradouros. Não estão associados às reações físicas mas sim ao intelecto, às crenças da pessoas e aos seus valores. Os sentimentos podem ser da esfera da tristeza: culpa, remorso, saudade, nostalgia, autodepreciação, infelicidade, e etc. Podem também estar ligados a alegria como a euforia, a confiança, a esperança... Também temos os sentimentos relativos a agressividade como por exemplo a raiva, o ódio, a inveja, a vingança e etc. O amor é um tipo de sentimento relacionado ao outro, assim como o carinho, a gratidão, o apego, a amizade, o tesão... e outros tantos. Sentimentos como o medo, receio e a rejeição são de um grupo que estão associados ao perigo. Por fim alguns dos sentimentos do tipo narcísicos são o orgulho, a vaidade e a superioridade.





POR QUE OS AFETOS SÃO IMPORTANTES?


Infelizmente, de modo geral, a nossa sociedade não costuma valorizar a expressão destes conteúdos afetivos pois eles costumam ser vistos como pouco produtivos ao contrário do uso da razão, que costuma ser mais valorizada. Porém, saber lidar com eles, reconhecer as reações emocionais no corpo e saber identificar quais os sentimentos envolvidos na relação com alguém ou com algo são questões fundamentais para uma saúde mental equilibrada e como consequência uma vida mais bonita com as cores e o brilho adequado para cada momento.

 
 
 

Comentários


Psicólogo Marcus Vinicius Bertola Caetano é
Licenciado no Conselho Federal de Psicologia habilitado para realizar atendimentos online e presencial.Cadastro 06-125305

bottom of page